terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sucuri cachaceira

por Marco Leite

Estive em Uruguaiana, minha cidade Natal, para o cinqüentenário da minha comadre, cujo nome manterei no anonimato devido a sua jovialidade e para não destruir os sonhos de seus admiradores, que acham que a prenda tem 25 anos.
Chegando na cidade fui muito bem recebido pela família da comadre. Sentamos para um bom chimarrão e começaram as histórias... Assunto era o que não faltava: políticos pitorescos, colégios da infância, blocos carnavalescos, parentes, amigos, a enchente do rio Uruguai, entre tantos outros temas.

Pois foi justamente na parte da enchente do rio Uruguai que surgiu a história de duas sucuris que assombram Uruguaiana. A primeira teria sido abandonada na localidade do Imbaá por um circo, ao qual simpaticamente minha comadre deu o nome de ‘Boloteria’. Diz o irmão da comadre, o Olavo, um ótimo contador de histórias, que a dita cobra deve ter uns 30 metros e que havia devorado leões que, como ela, também teriam sido abandonados pelo circo. A prova de que ela existe são as jaulas que permanecem no Imbaá e os rastros deixados nas plantações de arroz.

Mas, o melhor “causo” foi o da segunda cobra, que veio com a enchente e se encontra lá pelos lados do ‘Faviero’. Nem sei onde isto fica, pois fiquei apavorado e não tive coragem nem de perguntar a sua direção. Pois Olavo garante que a cobra existe e é falada no noticioso da TV Uruguaiana, que alerta sobre o perigo da mesma.

Olavo, empolgado, comentou que certo dia estava pescando à beira do Uruguai, quando começou atrás dele um verdadeiro tropel, o que espantara os peixes. Muito bravo, foi ver do que se tratava. Encontrou uma sucuri brigando com um sapo. Após tentar separar os dois sem êxito encheu a boca da cobra de cachaça, deixando-a no chão, e voltou a pescar. Dali um pouco, sentiu algo batendo às costas. Virou-se e deu de cara com a cobra cutucando-lhe com a ponta do rabo, trazendo um sapo ‘em cada mão’, para trocar por duas garrafas de pinga.

Apavorado, Olavo teria corrido para casa e começara a alertar a população do perigo da cobra cachaceira. O caso foi parar na emissora de TV local e, logo logo, vai estar no noticiário nacional.

Continuaremos... e um
Sorriso "de toda boca" para todos !

Nenhum comentário: