segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Passo do Mês - Segundo Passo


“Viemos a creditar que um Poder Superior a nós mesmos
poderia devolver-nos a sanidade”

Por Márcio Fuelber

O Segundo Passo vem em nosso auxílio para preencher o espaço deixado pelo álcool e as drogas em nossas vidas, agora que estamos abstinentes. Também enfatiza que não somos nós, em nossa inteligência ou falta da mesma, beleza ou feitura, força ou fraqueza, esperteza ou ingenuidade, e, assim por diante, que teremos condições de sair da enrascada em que nos metemos.

A sugestão é a de que passemos a acreditar que a solução pode vir de algo ou alguém superior a nós com o poder de devolver-nos a sanidade.Duro golpe em nosso orgulho perceber que sozinhos não conseguiremos deter o avanço de nossa adicção e que, em aceitando este passo, também estamos admitindo que nos tornamos insanos. Insanidade por definição para recuperação de alcoolismo ou droga dependência é: “fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes”. Sanidade por definição para recuperação de alcoolismo ou droga dependência é: “Fazer coisas práticas, esperando resultados práticos”.É sempre bom percebermos que estamos diante de um programa espiritual e não religioso e que, portanto, o importante é mantermos a mente aberta, deixando de lado antigas convicções religiosas da infância ou ativa.

Quando crianças, a maioria de nós cria em um Deus punidor que iria nos castigar se fizéssemos o que os adultos queriam. Quando na juventude, nos revoltamos contra tudo e todos e passamos a agir como se cada um de nós fosse o próprio Deus.
A conseqüência de nossa revolta e afastamento de Deus agora se traduz em vida falida e sem controle, com a droga exercendo o poder sobre nós.O Segundo Passo nos devolve a esperança em dias melhores, posto que quando viemos a creditar passamos a ter a possibilidade de uma luz no final do túnel.

Na caminhada, diante de qualquer dificuldade ou presença de sinal de seqüelas devido ao uso, podemos sempre recorrer ao Segundo Passo a vir a acreditar com mais determinação na ajuda de nosso Ser Superior.Ao elaborar os Passos, as pessoas inspiradas para tal, tiveram esta excelente “sacada” de concepção de um Deus conforme o entendimento de cada um, o que não “engessa” essa proposta de recuperação e não tenta condicionar o dependente a aceitar essa ou aquela crença religiosa. Todos, independente de qualquer situação, podem praticar esse programa.
Dentro do programa estamos livres para determinar a que Poder Superior nos entregaremos para que o mesmo nos ajude. Devemos, porém, buscar Um que “possa devolver-nos a sanidade”.

Diante de tanta flexibilidade de escolha não deveremos ter maiores dificuldades em abrir nossa mente e vir a creditar que um Poder Superior de nosso pessoal entendimento possa nos devolver a sanidade.
Sendo que em um primeiro momento até nosso grupo de mútuo ajuda ou o grupo de companheiros de residência na própria comunidade de recuperação, poderão ser escolhidos e elevados à categoria de Poder Superior a nós mesmos.Afinal, o grupo está em abstinência de álcool e drogas e muitos deles, em muitos momentos, já apresentam sinais de que estão sendo devolvidos à sanidade. Com o tempo e perseverança dentro do programa aprenderemos a reconhecer a presença do próprio Deus agindo em nossa nova vida de recuperação. Muito, muito mais poderia ser meditado sobre esse Passo, mas, a princípio, nos basta vir a acreditar que algo muito mais forte e poderoso do que nós mesmos e as drogas está conosco e pode nos ajudar na árdua tarefa de reaprender a viver novamente.

Um abraço, e mais vinte e quatro horas, só por hoje.

Nenhum comentário: