sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Causos

Minha mãe, Dona Ione, e meu pai, Seu Vilmar, carnavalescos natos


“Mas, afinal, e tu, és cova ou Rouxinol??

Por Marco Leite


Sempre fui Cova da Onça, uma das mais tradicionais escolas de samba de Uruguaiana, surgida há mais ou menos uns 50 anos lá pelas bandas da região da baixada, onde fica o Colégio Santana. O nome da Cova, como é chamada pelos simpatizantes, surgiu de um prostíbulo que tinha por lá, e a origem vem do pagamento que era feito na casa de diversão na qual os cliente pagavam com onças, a moeda da época de fundação da querida vermelha e branca.


O grande adversário da Cova da Onça era, na minha época, Os Rouxinóis, também da região da baixada. Esta escola foi fundada pelos fuzileiros navais cariocas e de outras regiões do país que serviam na cidade. Meu pai, Vilmar Damasceno Diniz Leite, fazia parte do grupo dos fuzileiros carnavalescos e era dos Roxinóis, de cores verde e branca. E ele vivia me perguntando volta e meia “mas afinal, e tu, és Cova ou Rouxinol”?


Em minha época tinha também uma pequena escola, e que era querida por todos, O Irapuru, das cores verde e rosa, que lembrava a velha Mangueira carioca, mas pelo que sei essa escola não existe mais.
Durante toda minha juventude ouvia falar que em Uruguaiana se tinha o melhor carnaval do Brasil, um certo exagero, ao meu ver, que considero o do Rio de Janeiro é imbatível.

Mas com a minha mudança para Canoas pude constatar que é realmente disparado o melhor do Rio Grande do Sul. Tanto, que até exportou a festa para o lado da Argentina e que agora conta com o Carnaval também em Paso de Los Libres.


Outra escola que faz sucesso hoje em dia é a Ilha do Marduque,, do bairro com esse apelido, mas cujo nome oficial é bairro Mascarenhas de Morais. Posso garantir para todos que o apelido do bairro foi dado pelo meu pai e um companheiro dele de boteco. Lembro muito bem da novela O Egípcio, que originou o nome Ilha do Marduque. Não conheço a escola da Ilha do Marduque, só sei que falam maravilhas dela. Se eu estivesse por aí ainda certamente teria virado simpatizante, pois me criei no bairro.


Mas o melhor do Carnaval de Uruguaiana não estava na Avenida e, sim, nos “blocos de sujos” e na guerra de bexigas d’água que duravam toda a semana de festa e se espalhavam por toda a cidade. Ainda tinha os bailes de salão do Clube Caixeiral e do Grêmio Tiradentes.

Lembro que nos organizávamos meses para esses momentos, montávamos grupos e planejávamos atacar os redutos inimigos. Era pura diversão e sem a maldade que o Carnaval dos dias de hoje traz. Talvez aí, sim, resida o termo Melhor Carnaval do Brasil, porque nos quesitos diversão sem interesses econômicos e maior espírito carnavalesco só vivenciei em Uruguaiana.

Obrigado a todos e bom Carnaval!!

Um comentário:

Lampião Gaúcho disse...

Bom dia Marquinho.

Adorei ver a foto de seus Pai. Eles são foliões q. nem a tua companheira aqui. Amanhã em Santos vou sair em 2 bandas. A 1ª tem o nome de CARNABONDE: onde a prefeitura de Santos enfeita todo o nosso antigo Bonde que circulava antigamente. Mas agora circula só em passeios turísticos. Eles sempre homenageiam um Bloco antigo de Santos: CHINESES DO MERCADO, DENGOSAS DO MARAPÉ, etc . Depois eu vou p/o Curvão no Bairro Marapé, onde nasci e fui criada até meus 16 anos. Lá vou sair na Banda OURO VERDE; que vai homenagear o antigo CINE OURO VERDE + NOEL ROSA + O JABUCA ( Jabaquara Atlético Clube, cujo time, meu falecido Pai era goleiro profissional), o Vasco (RJ). Embaixo da camiseta está escrito; 'MALANDRO É MALANDRO" frase famosa de Noel Rosa. Agora veja a vantagem: paguei as camisetas c/direito `2 cervejas cada. Mas como vou curtir SÓBRIA EM ALERTA TOTAL ! trocarei as 4 cervejas por 8 refris. KKKK. E ainda de quebra vou estar ligadona nas baboseiras q, os outros foliões bêbados fazem. Assin como no ano passado. Como é bom aproveitar a VIDA de CARA LIMPA ! Bjs.

" GURIA SANTISTA ANÔNIMA "

Valeu companheira Carnavalesca.
Lampião