quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Se não recai.. por quê voltei?

Entardecer na Fazenda Renascer

Marco Leite


Passei uma semana como residente da Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer, sem mordomias, fazendo todo o trabalho e seguindo a disciplina rígida de horários e tarefas que nos são sugeridas durante o período em que se permanece por lá.


Mas voltei... por quê? Se não recaí...


... voltei para me proteger principalmente da festas de fim de ano, o Natal e o Ano Novo, e também para renovar minhas energias de recuperação. Manter viva a chama de recuperação para mim é fundamental, pois se não reconhecer que sou um doente e estou em recuperação posso cair novamente. Não é isso que quero e nem minha família, que apostou e continua apostando em minha nova forma de encarar a vida. Neste período de residência vi como a rotina na rua te leva a relaxar na recuperação. É muito fácil eu me esquecer, por exemplo, das reuniões de metas, um exercício praticado na Fazenda, nas quais o residente recebe uma meta e tem que praticar, e depois de sete dias é avaliado por seus companheiros.

As metas são as seguintes:

Espiritualidade – Aceitar, ajudar e respeitar os outros como eles são, não guardar rancor, buscar um Poder Superior.
Comportamento – Mudar o comportamento de ativa. (Modo de agir)
Aceitação – Aceitar a mim mesmo e aos outros. Aceitar que preciso de ajuda.
Partilha – Partilhar dificuldades e alegrias sobre a programação.
Boa Vontade – Fazer as coisas bem feitas, com vontade. Estar sempre pronto para ajudar (3º Passo).
Disciplina – Ter horários, respeito, educação, postura e determinação.
Mente Aberta – Aceitar sugestões, absorver dificuldades e tirar para crescimento (2º Passo).
Adaptação – Adaptar-se aos horários, normas, grupo, etc.
Perseverança – Perseverar no cumprimento do programa.
Interiorização – Conhecer a si mesmo, buscar autoconhecimento.
Busca do programa – Ser participativo em reuniões e espiritualidade, buscar ajudar os outros. Buscar literaturas e sugar o máximo de informações possíveis.
Paciência – Não agir por impulsão, agir sem ansiedade, sem pressa. Buscar compreender e entender.

Humildade – Quebrar o orgulho. Ser o que realmente é, sem máscaras.
Seriedade – Ficar sério nos momentos certos. Levar o programa a sério.
Serenidade – Tranqüilo, calmo, pensar antes de agir, aceitar.

Auto-Estima – Gostar de si. Higiene, roupas. Sentir-se bem, valorizar-se.

Honestidade – Assumir suas responsabilidades. Não mentir, nem enganar. Cumprir a palavra, sem máscaras nem falsidade (1º Passo).

Auto-Vigia – Não se descuidar no tratamento, horários, objetos, normas (1º Passo) . Vigiar-se nos relacionamentos.

Cooperação – Estar sempre pronto a ajudar. Cuidar para não sujar ou atrapalhar o serviço dos outros.


Não tive a oportunidade de participar de uma dessas reuniões de mútua-ajuda, pois era um período de festas e a rotina era mais de trabalho e de muita espiritualidade.
Mas o que mais procurei praticar na comunidade, em meu retorno, foram principalmente duas coisas, Disciplina e Espiritualidade. Pude perceber como a rotina na rua te faz perder a disciplina que é ensinada na Fazenda, e eu achava que estava fazendo tudo certo na rua. Que nada!!! Fui pego em várias falhas nesse quesito, tipo: esquecer roupas, chinelos, falar em horários impróprios, entre outras coisas.

Quanto à espiritualidade, sempre pratico aquela convencional, que é ler coisas relativas ao assunto e mandar e-mails para ex-residentes. Mas todos sabemos que espiritualidade é muito mais que isso. Espiritualidade é estar bem consigo mesmo e isso se reflete nos relacionamentos. É servir sem querer recompensas. Tarefa difícil esta, mas me saí bem!
Fui quebrando aos poucos a desconfiança dos residentes que me achavam um olheiro da direção da entidade ou que eu estava pagando uma de “curado”, e comecei a me relacionar muito bem com todos. Perguntado pelo professor de Tai Chi Chuan, Mestre Adriano, o que fazia por lá?, respondi:

Porque estou feliz, e um coração feliz fica e se sente bem em qualquer lugar!

Um comentário:

Unknown disse...

Fico muito feliz com tua atitude de te (resguardar), antecipando-te à qualquer risco. Que DEUS continue sempre te iluminando, bem como ilumine à TODOS os residentes e membros da RENASCER. Força e muitas 24horas. Otávio