quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ode a Uruguaiana


Por Marco Leite

Uruguaiana... Feliz tu nasceste...
À beira de um rio... Sorrindo ao luar

Nasci e me criei junto dos rios Quaraí e Uruguai. Feliz, nasci próximo à beira de dois rios, sorrindo ao nascer do sol e ao luar. Fico pensando que minha infância está infinitamente ligada aos rios que banham Uruguaiana.
Quase tudo em minha infância lembra o velho Uruguai, vejam só: aprendi a dar os primeiros passos à beira do Quaraí, logo depois me foi apresentado o rio de minha infância - o Uruguai. Foi na beira do rio que aprendi a ler, isso mesmo, levava os livros para poder ficar mais próximo das pescarias, das travessuras. Enfim, a costa do Uruguai é considerada por mim como um espaço de educação e também um divertimento de criança.

Uruguaiana... Cidade alegria...

Ouve a melodia... Deste meu cantar


Eu era feliz e não sabia. Uruguaiana é a bela lembrança dos tempos de um guri que estudou em diversas escolas e que tocava tarol na banda de todas elas. Felicidade também era poder cantar o hino na Semana da Pátria, durante os desfiles, era um divertimento e ensaiávamos o ano inteiro para esse momento.

É um canto modesto... Que é o manifesto...
Do meu coração... Ele quer adorar-te

Cantar fazia parte de minha infância. Isso era feito com alegria, sem vergonha de botar para fora o amor por uma cidade modesta, mas com orgulho por fazer parte dessa comunidade, de poder manifestar de coração o amor pelo seu município.


Pois tu fazes parte... Do nosso torrão....

No jardim de meu país... És também uma flor

Uruguaiana é uma cidade que, mesmo à distância, não deixou de fazer parte de minha vida. Tenho lembranças vivas dos jardins floridos, cultivados por nós mesmos, e hoje, se a gente quer uma flor, tem que comprar. Em Uruguaiana, nós colhíamos o que plantávamos.

O teu povo é feliz... Vivendo neste esplendor...Cidade Fronteira

Sou profundamente grato por ter vivido nesse esplendor, e que esplendor!!!
Só quem viveu aí pode lembrar do rio, do Carnaval, da Califórnia da Canção Nativa, dentre tantas coisas, como também as rixas com os correntinos sempre nos lembrando que éramos fronteira de um País e tinha orgulho disso.

És toda coberta... De um céu cor de anil..
Tens a
honra mais bela... De ser sentinela... Do nosso Brasil

É Uruguaiana do céu anil, quem tem a honra mais bela de fazer parte de tua comunidade sou eu!! Eu fui e sou parte dos sentinelas do nosso Brasil!!
Sou grato e estou sempre lembrando do meu passado esplendoroso nesta cidade maravilhosa, onde nasci, me criei e forjei meu caráter.

Muito obrigado, Uruguaiana, melhor cidade do mundo
.

Nenhum comentário: